terça-feira, 24 de abril de 2018

Mitos e verdades sobre a acne!


Oi serehumaninhos, tudo bem? O post de hoje é sobre Beleza e Saúde, pois uma pele bonita é uma pele saúdavel! Concordam? Como adolescente posso dizer que as espinhas é uma fase horrível, né? Essas sim são as nossas inimigas. Sei muito bem como é sofrer por ser alvo delas. E não são só adolescentes, porque as danadinhas atingem até adultos. Pra falar bem a verdade, os "alvos" não tem uma idade específica.

Eu já fiz um post no blog, bem completo aliás, dando algumas dicas de como "evitar", ou melhor dizendo, se prevenir das espinhas. No post eu falo sobre a importância de uma boa alimentação, pois as espinhas estão totalmente ligadas nisso. É preciso ressaltar que as dicas não fazem milagres, mas tem uma melhora de pelo menos 90%. 

A acne não é curável. Mas tem um jeito de evitar, para que elas não piorarem e fiquem em um grau maior; como inflamações, manchas e etc. Como muitos sabem, tem muitos "mitos e verdades" nisso tudo. Como por exemplo: Comer chocolate dá espinhas ou não?! E entre outros... Pensando nisso, decidi compartilhar alguns mitos e verdades!



1. A acne é pior na adolescência? Verdadeiro.
A relação exata entre acne e adolescência é desconhecida, as variações hormonais típicas do período fazem com que as glândulas sebáceas aumentem seu tamanho em até três vezes.

2. O estresse piora a acne? Verdadeiro.
O estresse realmente pode agravar a acne em algumas pessoas. Manter um padrão regular de sono é importante no controle da doença.

3. Pasta de dente ajuda?
Falso.
Aplicar pasta de dente nas lesões antes de dormir, de noite, faz parte da rotina de muitas pessoas. Pesquisas afirmam que o flúor presente nos cremes dentais causam espinhas e podem irritar ainda mais o local da aplicação!

4. É bom manter o rosto sempre limpo! Verdadeiro.
Mas tome cuidado com a "limpeza". Lavar em excesso não ajuda.  Limpar o rosto muitas vezes não é o suficiente para evitar a acne. É importante observar que a acne não é causada apenas por pele "suja", mas de poros obstruídos infectados com bactérias – e isto é causado por uma série de fatores, não apenas sujeira.



  • O recomendado é: 
  • Lave seu rosto duas ou três vezes por dia, no máximo, com movimentos circulares e delicados. Enxágue com bastante água morna e utilize uma toalha macia para secar a pele. Nunca, jamais, utilize buchas ou esponjas duras!


    5. Mulheres que não menstruam direito têm mais acne? Verdadeiro.
    A acne piora no período pré-menstrual, ciclos menstruais irregulares e níveis sanguíneos elevados de certos andrógenos. Em algumas mulheres, a acne persistente é causada pela produção excessiva de andrógenos.

    6. Espremer melhora? Falso.
    Não esprema suas espinhas, isto só vai fazer com que tenha cicatrizes indesejáveis. Além disso, não colocar as mãos nos rosto talvez seja o remédio mais menosprezado na história do tratamento da acne. As mãos são uma fonte interminável de bactérias.

    7. Exercício ajuda a melhorar a acne? Verdadeiro.
    Sim. E sou a prova vida disso hahaha Exercitar-se faz bem para a saúde, melhora a circulação sanguínea e oxigena melhor os órgãos do corpo – inclusive a pele, o maior deles. Aliás, sabia que o suor faz bem para a pele? Não? Então clique aqui e saiba mais! 

    8. Chocolate e outras "guloseimas" podem causar acne? Falso.
    Segundo as pesquisas; menos de 2% dos casos de acne são por alergias alimentares. Não existe uma associação específica entre determinados alimentos e acne, o que existe é uma relação entre acne e ingestão calórica.

    No outro post que fiz sobre como evitar as espinhas, falei que uma boa alimentação ajuda a manter a pele saudável e longe de acnes. Alguns cientistas afirmam que cafeína e alimentos excessivamente salgados podem agravar a acne em "certas" pessoas. É recomendável ingerir pouca gordura, e pouco açúcar, aumentando a quantidade de frutas e vegetais – uma dieta rica em fibras vegetais e pobre em gorduras é excelente para a saúde do corpo como um todo. 


    Sei muito bem que as acnes não atingem apenas adolescentes ou algum sexo específico. Então espero que gostem e ajudem vocês! Bora se cuidar, né? Para que essas danadinhas não nos fazem mal!
    Sei que não é muito simples, mas também não é um bicho de sete cabeças!

    Se você tiver alguma dica em relação a esse assunto, bora interagir e comentar aqui em baixo!
    Como você tratou e trata esse problemão?

    Beijos de amor e um ótimo dia

    Nenhum comentário

    Postar um comentário