quarta-feira, 9 de maio de 2018

Como eu tratei o Refluxo?


Oi gente, tudo bem? Hoje vou falar sobre algo muito importante com vocês! É o seguinte, há alguns dias atrás passei por uma "complicaçãozinha" na minha saúde - assim, não foi nada demais. Só que eu senti que deveria dar mais importância e atenção pra isso, sabe? Só que ás vezes pensamos - acredito que não sou a única - que se estamos "aparentemente" bem, a nossa saúde está também. O que é um engano gravíssimo!

Acima ou abaixo do peso, devemos nos importar muito mais do que deveria, e foi o que aconteceu comigo. Comecei perceber que tinha algo estranho, por exemplo: queda de cabelo (fora do normal), as minhas unhas começaram quebrar, a minha pele encheu de espinhas, e o pior de todos, comecei ter crises de refluxo. Foi aí que tive a certeza que não estava nada bem! Aliás, sempre comi "bem", mas nem sempre é por falta de alimentação, e sim por falta da alimentação correta, com as vitaminas e proteínas apropriadas. 


O que é o Refluxo?
É uma doença digestiva em que os ácidos presentes dentro do estômago voltam pelo esôfago, ao invés de seguir o fluxo normal da digestão. Esse movimento é conhecido como refluxo e irrita os tecidos que revestem o esôfago, causando os sintomas degradáveis. 

Principais sintomas são: Arrotos repentinos, náuseas, dores no estômago, sensação de ter algo preso na garganta e queimação.





Quando tudo começou...
Bom, tudo começou em uma segunda-feira. Acordei, tomei café e instantaneamente a queimação chegou! Foi horrível. E sim, a alimentação correta faz toda diferença. Eu não sei exatamente o que causou, mas sei que por eu ter uma alimentação ruim ajudou muito com que isso acontecesse. Já que uma semana antes das crises começarem, senti dores fortes no estômago, provavelmente pela minha alimentação inadequada. Já foi um alerta do meu organismo dizendo que eu precisava mudar algo! E claro, ignorei... Eu acordava tarde e comia 2 pães (como café da manhã), ás vezes trocava o "almoço correto" por um salgado ou pão. Ou seja, a minha alimentação era totalmente inapropriada.

Passou 1 semana e a sensação do refluxo não passava por nada! Quando fui ao médico, ele me disse que era refluxo e medicou o Omeprazol. Tomei o remédio por 6 dias e ainda sim as crises continuaram. Então fui procurar mais sobre esse assunto na internet. Entretanto, preciso dizer algo muito importante sobre a internet: Ela ajuda muito, mas também pode atrapalhar. Entendam, nem tudo que está na internet é verdade. Se você colocar os mesmos sintomas do Refluxo no Google, pode aparecer milhares de "doenças" que tem os mesmos sintomas. Então, cuidado! Não coloque nada na cabeça, pode ser pior. Pense positivo, vá ao médico e faça exames! Nem tudo que está na internet é verídico.

Enfim, procurei até que achei um vídeo que um doutor especializado na área Gastroenterologia (se não me engano), diz que o Omeprazol só tira os sintomas do Refluxo. Porque muitos médicos pensam que o Refluxo é causado por excesso de ácido, quando na verdade, muita das vezes são causados pela falta de ácido. Então, quando você toma o Omeprazol que é um "antiácido", não trata/cura. Por isso que ele só trata dos sintomas mas não da doença em sí. É claro que eu não sou médica, mas achei que fez muito sentido.

Como eu consegui tratar sem medicação?!
Depois de assistir esse vídeo, me interessei pelo assunto para encontrar meios de tratamentos caseiros. Até que entendi que, na verdade, a melhor solução para tratar as minhas crises de Refluxo, seria a mudança na minha alimentação.
Então comecei levar a sério, e evitei todo tipo de alimento que me fazia mal; café, chocolate em excesso, frituras, lanches e etc.
••• Eliminei de vez os alimentos gordurosos! 
••• Comecei comer mais verduras, legumes e frutas. Antes, de sexta à domingo, eu jantava lanche. Agora? Agora só como lanche quando realmente estou com vontade (rarissimo); 
••• Não como nada em excesso - Como na mesma proporção, dividindo em várias refeições. Antes eu comia um monte de comida, nem mastigava direito, jantava tarde e logo me deitava. Agora? Agora como devagar e janto pelo menos 3 horas antes de dormir; 
••• Tomo mais chás - Chá de orégano foi o meu grande amigo nessa jornada! Sério! Ele realmente faz bem para o nosso organismo e o bom funcionamento dele;
••• Não bebo mais bebidas gaseificadas - Eliminei de vez os refrigerantes, eles são um dos principais causadores do refluxo;
••• Comecei praticar exercícios físicos - É! Aproveite que você está focada em mudar a sua alimentação e mude a sua rotina também. Em breve vou fazer um post de como pratico em casa! :)

Bom, seguindo essas dicas, me ajudou bastante. A última vez que tive uma crise feia de refluxo foi em um sábado (um dia antes da Páscoa). Acordei super bem - pois, já tinha começado mudar a minha alimentação e as minhas crises tinham parado. Aí a bonita aqui, inventou de ir comer pastel na feira de manhã... Pra quê? Foi a primeira vez que cheguei a vomitar por conta do Refluxo. Nunca mais comi pastel! Hoje faz 1 mês que não tenho crises. 

É preciso ressaltar que não curei, ok? Eu só estou conseguindo controlar. Por exemplo, esses dias comi alguns salgadinhos e, me deu uma leve queimação, mas nem se compara com as crises! Hoje me sinto bem e segura em comer algo! Sem falar que mesmo conseguindo controlar as minhas crises, marquei exames para ver se está tudo certo. É o certo se fazer, tá gente? 

Isso deu certo para mim e espero que dê certo para vocês também! Acho que o Refluxo foi como um choque de realidade. Eu realmente precisava mudar a minha alimentação! Acho que se existe uma maneira de tratar isso de uma forma mais fácil, mais eficaz, sem se submeter a uma cirurgia ou viver de medicação. Devemos dar mais importância e tentar! Não custa, né? 

A gente precisa entender que está bem com nós mesmos, não significa só cuidar da beleza externa. E sim, cuidar do nosso corpo e da nossa saúde! Espero muito que vocês tenham gostado do post, qualquer dúvidas, podem deixar nos comentários, ok? 

Me conte aqui nos comentários como você conseguiu trata-lo ou se está em algum tratamento que está ajudando. Compartilhe as suas dicas também! 

Um beijo com amor e até mais! ♥


Nenhum comentário

Postar um comentário